6

Força Nacional assume segurança dos Jogos a partir desta terça

A Força Nacional assume a segurança dos Jogos Olímpicos a partir desta terça-feira. A um mês do início do evento, o governo brasileiro dá início à operação integrada de segurança, que tem a coordenação do Ministério da Justiça e Cidadania, por meio da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge).

O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, vai participar do apronto operacional da Força Nacional, que acontecerá no Parque Olímpico da Barra, nesta terça. Na ocasião será ativado o Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC). A função do SICC é coordenar a integração da Operação de Segurança dos Jogos Rio 2016.

O ministro também participará, junto aos demais representantes da segurança pública, de videoconferência com os estados-sede do futebol. As forças de segurança pública, defesa civil e ordenamento urbano estarão reunidas no Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro (CICC-RJ) e das demais cidades do futebol até o fim dos jogos, a fim de garantir a segurança da população, atletas e espectadores.

Durante os Jogos, as Forças Armadas no estado deverão reforçar o policiamento nas estações de trens e em todas as principais rotas olímpicas, como vias expressas (Linhas Vermelha e Amarela), terminais de passageiros (como aeroportos e rodoviárias), túneis e avenidas da Zona Sul.

A Marinha anunciou ainda que estará presente nas ruas, reforçando o patrulhamento da orla, de São Conrado ao Caju, juntamente com a Força Nacional e as polícias Militar, Civil e Federal. A mudança na atuação das Forças Armadas, que durante a Copa do Mundo foi discreta, leva em conta o cenário internacional, com a possibilidade de uma ação terrorista durante o evento.

 

Fonte: O Globo

Copyright© 2003 / 2016 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes