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Governo do RJ repassa R$ 350 milhões para finalizar obra da Linha 4

O governo do Rio de Janeiro fez nesta terça-feira (5) o repasse de R$ 350 milhões para a conclusão das obras da Linha 4 do metrô. A informação foi dada pelo repórter Edmílson Ávila, do RJTV 1ª edição. A dívida poderia interromper a finalização das obras às vésperas da Olimpíada, que começa no dia 5 de agosto. A Secretaria de Transportes do estado confirmou que está em dia com o consórcio.

No mês passado, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Jonas Lopes, chegou a alertar que a pressa para concluir as obras foi apontada pelos técnicos do órgão como o maior obstáculo à segurança dos passageiros.

O prazo contratual dos testes foi encolhido. No contrato original de 2010 havia a previsão de 12 meses de testes e mais quatro meses de testes com passageiros. No fim do ano passado, o tempo de testes passou para dois meses apenas. A etapa de testes da Linha 4 começou no dia 1º de junho e vai terminar no dia 31 de julho e não haverá testes com passageiros.

Nesta terça, o metrô realizou um teste de incêndio utilizando fumaça cenográfica. O teste será realizado em todas as estações para verificar como está a saída da fumaça em cada uma delas em caso de incêndio.

Na segunda-feira (4), depois da vistoria, o secretário de Transportes, Rodrigo Vieira, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, avaliaram o andamento das obras. O TCU deu aval para a liberação da verba e deu prazo maior para que o plano de legado seja apresentado ao Tribunal de Contas da União.

Obras estão quase concluídas
Segundo o secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira, 97% das obras da Linha 4 do metrô estão concluídas. “Os 3% que faltam abrange a reurbanização das estações, é a reurbanização da Ataulfo de Paiva, da Antero de Quental, o Jardim de Alah, em volta do Jardim Oceânico. Isso não tem nenhum impacto na obra do metrô, a obra metroviária já acabou. Agora a gente está finalizando a implantação de sistemas e fazendo teste. O que existe de obra hoje ainda é no entorno: asfalto, iluminação, planta, calçada. É esse finalzinho que a gente vai fazer até o final de julho para liberar toda a utilização da linha com total segurança a partir do dia 1º de agosto”, disse o secretário na quinta-feira (30).

De acordo com Vieira, as 15 composições da Linha 4 do metrô já estão em uso nas Linhas 1 e 2 do sistema do Rio. Segundo ele, existem apenas pequenas diferenças: “a tonalidade do piso e alguns ajustes que a operadora identificou como sendo melhorias para esses 15 trens que a gente comprou pra Linha 4. Tem acessibilidade em todos os trens, em todas as estações e em todas as linhas”, afirmou.

A ligação entre a Barra, na Zona Oeste, e Ipanema, na Zona Sul da cidade, tem 16 quilômetros e passa por cinco estações, em 13 minutos. A Linha 4 do Metrô,-a maior obra do país-, consumiu R$ 9 bilhões e está atrasada e precisa ficar pronta até o dia primeiro de agosto para os jogos olímpicos. Os trens começaram a circular em fase de testes.

 

Fonte: G1

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