.

INSTITUCIONAL
Nossa História
Utilidade Pública
Associe-se já!
Fale conosco
Departamento Jurídico
Parcerias
Previ-Rio
Força Ativa
Moções e Diplomas
Artigos do Presidente
Links especiais

.

EDITORIAS
Primeira
Especial
Política
Economia
Cidade
Esporte
Internacional
Saúde
Cultura
Televisão
Astral
Livros

Universidade Indígena começa a ser discutida em março pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, através do Diário Oficial da União, a portaria que trata da criação de um grupo de trabalho para a discussão sobre a Universidade Indígena no Brasil. Os trabalhos vão começar em março, quando será definida a agenda e um calendário de atividades do grupo, como encontros com pesquisadores e com lideranças indígenas.

Assinado pelo ministro da Educação, Aloísio Mercadante, o texto prevê a criação de um grupo formado por seis representantes indígenas, seis de instituições e quatro do MEC. A coordenação ficará nas mãos da secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Macaé Evaristo.

“O grupo não vai pensar em uma universidade, mas como construir no país, dentro das universidades públicas, uma rede que dê conta de tratar das questões indígenas nas diferentes áreas”, explicou Macaé ao site do MEC. De acordo com a secretaria, as demandas dos índios vai além da formação de professores, já oferecida em 20 instituições de ensino superior públicas. Saúde, Gestão Territorial e Direito estão entre os assuntos e matérias demandados pelos povos indígenas. “Eles querem se preparar para coordenar a gestão dessas áreas”, diz Macaé.

No censo demográfico de 2010, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 896.917 pessoas se declararam indígenas. Foram contabilizadas ainda 305 etnias e 274 línguas faladas.

Macáe afirmou ainda que a universidade indígena é uma novidade no Brasil, mas já funciona em outros países americanos, onde há a valorização dos conhecimentos gerados por esses povos, antes e depois da colonização. Além dos encontros entre o grupo de trabalho, a secretária vai sugerir ainda a realização de um seminário internacional para ouvir experiências de outros países, como a Bolívia, quepossui cinco universidades do tipo e 22 cursos; a Nicarágua, que tem duas universidades e 10 cursos; o México, que possui oito universidades e 49 cursos e os Estados Unidos, com duas universidades.


Fonte: Extra

Copyright© 2003/2016 ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes