Alerj vai buscar diálogo com governo do estado para implantação total do PCCS dos servidores da Saúde

Foto: Divulgação/Alerj

A implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Saúde estadual foi discutida nesta segunda-feira (dia 23) pela Comissão de Servidores Públicos, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), durante uma audiência pública na Casa. No encontro, ficou acertado que deputados estaduais buscarão diálogo com o governo estadual para fazer valer os direitos da categoria.

O deputado Flávio Serafini (PSOL), presidente da comissão, lembrou que a Alerj aprovou o plano antes da adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), justamente para garantir que fosse viável.

“É uma luta de muitos anos. Primeiro, não havia sequer um PCCS. Depois, conseguimos aprovar, mas até hoje ele está implementado só pela metade. Outras categorias conseguiram avançar mesmo dentro das restrições do Regime de Recuperação Fiscal. Não é aceitável que justamente os profissionais da Saúde continuem sendo os mais prejudicados”, afirmou.

Segundo Alexandre Meyhoas, subsecretário de Gestão de Pessoas da Casa Civil, a implementação plena do PCCS depende de autorização da Comissão de Acompanhamento do Regime de Recuperação Fiscal. Além disso, ele destacou que o impacto financeiro seria de R$ 137 milhões para a aplicação das medidas restantes.

Já André Luiz Cerqueira Ferraz, diretor executivo da Associação dos Servidores da Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro (Asservisa/RJ), cobrou mais empenho do governo e destacou que o PCCS foi uma proposta construída ao longo de anos, sendo que os servidores já abriram mão de parte das conquistas durante o processo de negociação.

"O que estamos reivindicando é uma decisão política. Não se trata de um impacto financeiro intransponível, mas de vontade de implementar”, concluiu.

 

Fonte: Extra

Copyright© 2003 / 2025 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes