A ASFUNRIO, Associação dos Funcionários da Funlar, servidores públicos municipais e diversos do Rio de Janeiro , participou do encontro com o candidato à Prefeitura do Rio, Eduardo Paes (PMDB), para tratar das reivindicações dos servidores. O evento aconteceu na última quarta, no Auditório do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes, no Centro. Mais de 300 pessoas participaram do debate, onde a maioria foi de servidores celetistas municipais.

Paes ouviu sobre as principais causas desta categoria, entre elas, uma especial. Ou seja, a luta da classe dos servidores celetistas da Prefeitura do Rio, que há 20 anos quer conquistar o direito da efetivação, de acordo com a Lei 2008/93, que além deste assunto também trata da implantação do Regime Jurídico Único.

De acordo com o presidente da Asfunrio, Reinaldo Cunha, mais de 6 mil servidores querem resolver o problema da não estabilidade no serviço público. Cunha disse que, infelizmente, os servidores celetistas são tratados como "elementos de segunda classe", e que estão sempre deixados de lado.

"Os servidores celetistas na situação que se encontram hoje não podem, por exemplo, comprar casa própria, não têm direito à licença prêmio, a compra de computadores, além da incorporação de funções gratificadas. Esses são alguns dos direitos dos servidores efetivados. Por esses e outros motivos, a luta deles é muito importante", diz Reinaldo Cunha. Outro assunto que chama a atenção é a questão da aposentadoria dos servidores, muitos não sabem o que vai acontecer, já que os seus direitos estão comprometidos. Segundo membros da comissão de servidores, já esta em estudo pela SMA, Secretaria Municipal de Administração, o impacto financeiro que recairá sobre os cofres da administração municipal. O tema também entrou na pauta no Conselho de Administração do PREVI-RIO, por sugestão do ex-conselheiro,Reinaldo Cunha,com apoio da Comissão de Celetistas.

Após ouvir todas as demandas, o candidato a prefeito Eduardo Paes garantiu que, se eleito, irá efetivar todos os servidores celetistas. Segundo a Comissão dos Servidores Celetistas, a classe também já ganhou apoio dos demais candidatos à Prefeitura do Rio para resolver a questão, dentre eles, Jandira e Solange Amaral. e-mail, para: asfunrio@asfunrio.org.br, reycunha@ig.com.br.

Clique sobre as fotos para ampliar