.

INSTITUCIONAL
Nossa História
Utilidade Pública
Associe-se já!
Fale conosco
Departamento Jurídico
Parcerias
Previ-Rio
Força Ativa
Moções e Diplomas
Artigos do Presidente
Links especiais

.

EDITORIAS
Primeira
Especial
Política
Economia
Cidade
Esporte
Internacional
Saúde
Cultura
Televisão
Astral
Livros
Fique Atento Servidor
Notícias Anteriores

Rumos da Assistência e Desenvolvimento Social
“O Sistema Único de Assistência Social e as parcerias com a Sociedade Civil"

Fonte: fibrj
Fotos: Graúda/ASFUNRIO

Dia 23 de Julho marca a data do primeiro da série de três encontros promovidos pela FIB, no Auditório da Lagoa, para conhecer o que os candidatos à Prefeitura do Rio pensam e quais os seus projetos para a área social. O tema abordado por Chico Alencar (PSOL) e Alessandro Molon (PT) foi Sistema Único de Assistência Social (SUAS). No auditório, o público de cerca de 200 pessoas interviu e pode esclarecer algumas das idéias e propostas apresentadas pelos candidatos.

Chico Alencar fez referências históricas à Assistência Social no Brasil.
O candidato ressaltou o sistema perverso que condiciona o pobre como o culpado pela pobreza que enfrenta. Referendando as palavras de Deise Gravina, presidente da FIB, que conduziu o debate, Alencar afirmou que sonha com o dia no qual não se precisará mais de políticas de assistência, pois isso mostrará que todos os problemas estarão resolvidos. Diante do atual quadro de exclusão, ele enfatizou que “o eixo da proteção social precisa ultrapassar o plano do necessário”
.

Garantiu que acesso a direitos será prioridade em sua gestão, "Aqui no Brasil é fundamental que se crie a cultura do direito para acabar com o assistencialismo. O cidadão tem que receber por ter direito. O interesse público tem que prevalecer sobre a pequenez política", acrescentou o candidato cujo programa de governo voltado para a assistência é composto por 14 itens prioritários.

Alessandro Molon apresentou suas propostas e garantiu à platéia que vai governar com as entidades da sociedade civil. Aproveitando o momento, Molon criticou a dificuldade da gestão municipal em realizar parcerias. Segundo ele, os problemas que atingem a maior parte da população não são vistos como reais. O candidato afirmou que segurança é a palavra que vai nortear todas as políticas públicas de seu governo. "Minha proposta é fazer do Rio uma cidade que protege e oferece qualidade de vida a todas as pessoas. Quero fazer dessa uma cidade segura. Vamos atuar de forma preventiva para impedir que o processo de exclusão avance, com políticas orientadas para os eixos do trabalho, habitação, saúde e educação." Para o candidato, "uma cidade segura é uma cidade com projeto de inclusão social".

clique na imagem para visualizar em tamanho real

Copyright© 2006 / 2008 - ASFUNRIO
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes