.

INSTITUCIONAL
Nossa História
Utilidade Pública
Associe-se já!
Fale conosco
Departamento Jurídico
Parcerias
Previ-Rio
Força Ativa
Moções e Diplomas
Artigos do Presidente
Links especiais

.

EDITORIAS
Primeira
Especial
Política
Economia
Cidade
Esporte
Internacional
Saúde
Cultura
Televisão
Astral
Livros
Fique Atento Servidor
Notícias Anteriores

Crianças são presentes do Universo

Adultos espancam e torturam crianças até a morte. Pais matam filhos.
O que está acontecendo com a humanidade?

* Por Roberta Araujo

O Ministério da Saúde divulgou na semana passada que, a cada dez horas, uma criança é assassinada no país. Além dessa trágica informação, triste é saber que a maioria dos homicídios acontece dentro de casa, local onde as crianças deveriam esperar por proteção, segurança, amor, carinho e respeito. Às vezes, as tragédias acontecem a partir do intuito de querer educar as crianças dando-lhes uma surra. O psiquiatra Içami Tiba tem razão, quando diz que “quem perde o controle não pode educar. A educação é um projeto racional”.

Recentemente, dois episódios deixaram o país em choque. Um deles é o caso da menina de 12 anos que foi torturada pela empresária Silvia Calabresi, em Goiânia. Embora não tenha havido homicídio, imaginar que alguém pode manter uma criança algemada, amordaçada e cometer inúmeras crueldades é estarrecedor. O outro caso é o da Isabella de Oliveira Nardoni, de 5 anos, que foi espancada e jogada do 6º andar (segundo peritos, ainda viva) de um prédio, em São Paulo. O pai de Isabella, Alexandre Nardoni, e a madrasta Anna Carolina Jatobá são os principais suspeitos até agora.

Em 2007, a forma como o menino João Hélio Fernandes Vieites, aos 6 anos, foi morto também causou pavor à população. Preso ao cinto de segurança do carro de sua mãe que acabara de ser assaltado, o menino morreu após ser arrastado pelas ruas de vários bairros cariocas. Nem a agonia do garoto fez os assaltantes parar o veículo.
Os números de violência infantil são alarmantes. Mas a agressão doméstica ainda é a que mais eleva o índice de mortalidade entre as crianças. Em todo o Brasil, especialistas tentam explicar os possíveis motivos que levam pais a matar seus filhos. Um deles já chegou a afirmar que o estresse - provocado pelo desemprego, divórcio, doenças e outros problemas pessoais – pode ser um dos fatores determinantes para desencadear nos adultos uma certa agressividade, capaz até de matar seus rebentos.
Cada profissional fará sua análise a respeito, de acordo com suas experiências profissionais ou de vida. No entanto, creio que o cerne do problema está na perda do sentido de humanidade, na perda da noção do que é sagrado e na perda dos laços familiares. Olho as pessoas e percebo que a maioria segue em direção ao abismo. Não há esperança no olhar, não há compaixão, não há um objetivo maior que as dêem coragem para ultrapassar as barreiras naturais da vida.

É inaceitável uma mãe matar um filho porque não tem dinheiro para criá-lo, porque não tem apoio do marido ou de quem quer que seja. As crianças são sagradas. Elas têm o dom natural de despertar nos adultos o amor incondicional, àquele que não precisa de nada que venha de fora para desabrochar. Ao dar valor a esse amor e ao sagrado que compõem a vida de uma criança, o Universo inteiro age para corresponder os anseios dos pais. A vida do Universo está contida na vida de cada ser humano e vice-versa. Se alguém faz esforço para compreender e aceitar esse amor, esse sagrado, sem dúvida, essa pessoa não terá problema algum para criar uma criança.

De acordo com um dicionário famoso, a expressão humanidade sintetiza o conjunto de seres humanos capazes de compartilhar compreensão, benevolência, amor e solidariedade. Mas ninguém está preocupado com isso. As pessoas estão mais preocupadas, por exemplo, com a riqueza alheia, se a mulher do vizinho trai o marido, com as modernidades, com as manchetes dos jornais, com as promoções num shopping center, com o desenrolar de um reality show.

É lamentável que muitos vivam sem perceber, sem enxergar que há uma lei da causalidade presente em todas as formas de vida. Quando digo causalidade, quero dizer sobre a lei da causa e do efeito. Se cometemos erros, não há um inferno para julgar. O inferno é aqui, nesta vida, neste planeta, de onde virá o efeito para causa que cometemos nos pensamentos, nas ações, nas palavras. É preciso abrir os olhos para essa lei. É preciso vencer os próprios fantasmas, é preciso superar a maldade inerente na mente humana.

Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana. Cada criança que surge traz em si a capacidade de ensinar aos adultos a melhor forma de viver, sobretudo para os que já perderam a alegria, a imaginação, o sorriso despretensioso.

Através do olhar das crianças, posso ver um futuro melhor, onde haja amor e respeito ao próximo. Através do contato com uma criança, consigo crer que a paz mundial existe, consigo crer que pode haver um mundo sem fome, guerra, desigualdade social. As crianças não cegam a gente para essas realidades, elas apenas nos mostram como olhar para tudo isso sem o pessimismo, sem o peso do rancor. Crianças são presentes do Universo.

Roberta Araújo é jornalista

Copyright© 2002/2008 ASFUNRIO
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Web Designer: Leonardo Lopes