Propostas do candidato Fernando Gabeira (PV) para o segundo turno

JORNAL ASFUNRIO - Se eleito, qual será a sua primeira atitude como prefeito do Rio?

 

FERNANDO GABEIRA – Vou começar com a bola no chão, cuidando da iluminação, da pavimentação das ruas, e das calçadas. Mas, o mais importante, bem antes disso, no dia seguinte à eleição darei início a uma grande operação de prevenção e combate à dengue, com um projeto emergencial.

JORNAL ASFUNRIO - Em breves palavras, qual é a análise que o senhor faz da gestão passada da Prefeitura?

FERNANDO GABEIRA - Faltou diálogo na gestão passada. O prefeito errou as prioridades, por não ter dialogado com a sociedade, e abandonou muito o cuidado com a conservação da cidade e com a ordem urbana. Um exemplo de priorização errada foi gastar mais de 500 milhões de reais na construção da Cidade da Música.

JORNAL ASFUNRIO – Quais projetos do governo Cesar Maia o senhor pretende continuar? Por exemplo, o senhor pretende ampliar ou reduzir secretarias? Se pretende reduzir ou ampliar, quais serão?

FERNANDO GABEIRA - Manteremos os seguintes programas: o Programa Mutirão de Reflorestamento, o PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos), o (que diz respeito às regras urbanísticas dentro das favelas), o Favela Bairro - BID Social, e as Lonas Culturais, ampliando sua atuação para que tornem-se Lonas do Conhecimento.

JORNAL ASFUNRIO - Quase que diariamente há textos, ora a favor do candidato Eduardo Paes, ora a favor do candidato Fernando Gabeira, circulando na internet. Como o senhor vê a guerra política na internet que visa a persuadir o eleitor?

FERNANDO GABEIRA – Ninguém manda na internet, essa é a própria natureza dela. A internet é um fórum universal de circulação de informação. E eu conto com o discernimento do eleitor para distinguir a informação legítima em meio a tantas acusações apócrifas.

JORNAL ASFUNRIO - Se assumir a Prefeitura, que tipo de tratamento o senhor dispensará aos partidos que agora estão lhe apoiando no segundo turno? Eles ganharão espaço nas secretarias?

FERNANDO GABEIRA - Um compromisso que fiz desde o lançamento da minha candidatura é o de não lotear a máquina administrativa. Os cargos serão preenchidos conforme a competência de cada pessoa para aquele cargo.

JORNAL ASFUNRIO - Como o senhor pretende cuidar das políticas voltadas para negros, idosos, crianças e adolescentes?

FERNANDO GABEIRA – Cuidaremos das calçadas, para que elas não continuem sendo uma área de risco para os idosos. Pensamos em manter e ampliar o incentivo para que idosos façam ginástica em praças públicas com orientação de profissionais pagos pela Prefeitura. A CUFA (Central Única das Favelas) tem um programa como este, e fazer uma parceria com ela nos parece uma boa idéia. Além disso, preservaremos e buscaremos ampliar a distribuição gratuita de remédios.

Apoiaremos as propostas do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro.
A Prefeitura adotará uma perspectiva integral de educação, englobando a infância e a juventude. Primeiro, os pequeninos. Vamos ampliar a rede de creches na cidade e atuar na garantia de sua qualidade. Habilitaremos uma rede de creches comunitárias, assegurando que trabalhem dentro de um padrão de atendimento e qualidade pré-definido pela prefeitura.

O papel da prefeitura será efetuar o controle de qualidade de todas as integrantes da rede. Para os alunos do ensino fundamental, será promovida a ampliação do tempo de aulas efetivas em todas as escolas municipais. Mais tempo em sala de aula aprendendo é mais aprendizado. Para os jovens, a Prefeitura irá articular a ampliação do acesso ao ensino profissional com as demais esferas governamentais, o setor privado e a sociedade civil organizada. Além disso, estipularemos uma política de esporte sólida e abrangente que motive e beneficie os adolescentes, utilizando em toda a sua plenitude os equipamentos esportivos municipais, como as vilas olímpicas.

Comente a entrevista:
asfunrio@asfunrio.org.br

Copyright© 2002/2008 ASFUNRIO
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Web Designer: Leonardo Lopes