Você quer ser vereador ou prefeito?


Parece inusitado a pergunta:
você quer ser vereador ou prefeito? A priori, quem tem bom gosto diz que sim. Por quê? Então, vamos começar analisando o aspirante ao cargo de vereança e suas benécias. Eleito vereador o que posso ganhar? bom! vou ter um bom salário, propor através de projeto de Lei ou emenda parlamentar: mudança de nome de rua; nome de escola; dar Moções de congratulaçoes; Titulo de Utilidade Publica a Instituições Beneficentes; Aprovar o Orçamento do Executivo ou rejeitar; indicar meus parentes para cargo de confiança no executivo; nomear assessores; ser chamado de excelência, ter muitos vassalos, carro oficial, segurança e muita mordomia.

Se meus votos forem expressivos, posso ser convidado para um cargo no Executivo e ai sim, como gestor de obras no Município, poder satisfazer meus eleitores e perpetuar a minha linhagem com o meu sobrenome. Parece absurdo: mais o papel do Vereador é fiscalizar o Executivo e não empregar parentes e cabos eleitorais. Nesta nova legislatura os novos vereadores da CMRJ, que tomaram posse em janeiro de 2013,tem algum parentesco ou origem politica de algum parente que já esteve no poder. Vários familiares, filhos, irmãos consangüíneos ou por afinidades, netos e bisnetos se elegeram e/ou se reelegeram com o sobrenome do pai, e avô“, como é o caso do Brizola Neto, filho do Ex. Governador Leonel Brizola, Laura Carneiro, filha do Ex. Senador Nelson Carneiro e muitos outros.

Segundo matéria publicada no Jornal O DIA: "A perpetuação política por meio do sobrenome famoso, espalhando os tentáculos para mais uma casa legislativa, foi a estratégica de parlamentares e ex-vereadores ao lançarem os filhos a uma vaga à Câmara Municipal do Rio. Carlos Bolsonaro (PP) e Cristiane Brasil (PTB), filha de Roberto Jefferson, e Leonel Brizola Neto (PDT) foram reeleitos. Júnior da Lucinha (PSDB) e Rafael Aloísio Freitas (PMDB) e Átila Nunes (PSL) se beneficiaram dos sobrenomes dos pais e vão estar na Câmara em 2013. Laura Carneiro também retorna. Ricardo Campos (PDT), filho de Cidinha, e Wagner Montes Filho (PRB) não entraram".

Já para prefeito da cidade do Rio, tivemos o candidato a Prefeito, Rodrigo Maia, filho do Ex. prefeito Cesar Maia e Clarissa Garotinho, filha do Ex. Governador, Garotinho e da Ex. Governadora, Rosinha Garotinho, reeleita em Campos, com mais de 70% dos votos validos. Com relação ao Clãs aqui na cidade do municipio do Rio de Janiro,os “filhos destes últimos" não lograram êxito, porém, possuem mandatos como é o caso de Clarissa Garotinho que é Deputada Estadual e Rodrigo Maia, Deputado Federal. Se bem que o cargo de vereador não tem nada haver com a hereditariedade de “Pai pra Filho”, como na canção de Luiz Gonzaga. O certo é que: nos mais de 5000 mil municípios espalhados pelo Brasil, a “hereditariedade e o instituto da família”, estão impregnados no legislativo e no executivo. Não adianta questionar, esta tudo dentro da Lei é tudo natural.

Já para o cargo de prefeito, não se pode dispensar o parentesco e condição de classe social, até porque “pobre não vota em pobre”. "Pobre gosta de luxo quem gosta de miseria é intelectual", disse o ex. carnavalesco Joãozinho trinta.

Se bem que o prefeito Eduardo Paes, reeleito com quase setenta por cento de votos, disse: “ser prefeito é uma vocação”. "me orgulho muito representar o cidadão carioca e a cidade do município do Rio de Janeiro, que vai sediar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos”.

Bom! se que você que ser vereador ou prefeito, e não tem um bom motivo para se candidatar ao cargo de vereador. Pense que além da vocação, existe um emaranhado de por menores. Essa parte ficara para proxima edição.

Leia também: Candidata a vereadora no Rio, cantora Rosana recebe apenas 319 votos


Reinaldo de Jesus Cunha
Presidente da ASFUNRIO

Filie-se a ASFUNRIO
Apenas R$9,60

ASFUNRIO - Trabalhando Por Você!
Departamento Jurídico
Consulta com hora marcada

Ligue:
2524-0067 - 9857-1741
e-mail: asfunrio@asfunrio.org.br
Copyright© 2002/2012 - ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Web Designer: Leonardo Lopes