ÁTILA NUNES HOMENAGEIA OS 104 ANOS DO UMBANDA

Cerca de 300 pessoas, representada por entidades adeptas da umbanda, participaram da Homenagem ao dia da umbanda, dia 15 de novembro na ALERJ (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro), em seção solene no dia 28/11/2012. A Homenagem foi uma iniciativa do Deputado Átila Nunes, para homenagear os 104 anos de existência da umbanda. Além da presença do seu filho, vereador Atila Alexandre Nunes, que discursou na tribuna, fazendo uma homenagem ao irmão falecido, Atila Nunes Neto. Esteve presente também na homenagem o vereador pelo estado de São Paulo, Laércio Benko, que discursou falando sobre a perseguição que sofre a umbanda em São Paulo.

LAÉRCIO BENKO-SP – DISCURSO NA ALERJ/RJ – EM 28/11/2012
EM HOMENAGEM AO DIA DO UMBANDA – 15/11/2012

Gostaria de agradecer a Oxalá pela oportunidade de estar nessa solenidade, aqui na Assembléia Legislativa do Rio. A Meu pai Xangô, a minha mãe Oxum e a todas as autoridades presentes, na pessoa do nosso Deputado Átila Nunes.

Estou aqui muito feliz porque graças à Umbanda estou vivo. Estou trazendo a minha mãe de Santo, a Sra. Clélia, que me recebeu em sua casa, de joelhos, em uma quinta feira à noite.
Também está presente minha esposa, inclusive estamos comemorando aniversário de casamento. ( palmas)

Pretendo lançar a Clélia, que assumirá a chefia de Gabinete na Câmara de Vereadores em São Paulo, com o vosso apoio, para que ela possa representar o povo da minha querida São Paulo, na qualidade de futura candidata à Deputada Estadual em 2014.

Como paulista ousado que sou, estou aqui para lhe conhecer e cumprimentá-lo pelo seu trabalho, que já conheço pela internet, e venho, humildemente, pedir o seu apoio para que possamos desenvolver em São Paulo, o excelente trabalho que Vossa Excelência desenvolve aqui no Rio.

São Paulo, no que diz respeito às liberdades religiosas, está vivendo na idade média. Para quem desconhece: o Prefeito Gilberto Kassab, através da Vigilância Sanitária e dos Conselhos Tutelares, vem perseguindo dia e noite os terreiros de Umbanda.

É uma perseguição implacável que nos remete ao tempo da Ditadura.

Quero assumir um compromisso público que, a partir de primeiro de janeiro de 2013, estaremos desenvolvendo na Câmara de Vereadores de São Paulo a defesa de nossa religião.

Estarei lá na posse vestindo as roupas caracterizadas em homenagem a Zé Pelintra (aplausos).

Saiu uma matéria de imprensa no Jornal Folha de São Paulo, relativo ao senso religioso, afirmando que apenas 1% do povo em nosso Estado declarou-se, espontaneamente, ser matriz afro descendente.

Mas não é isso que eu vejo nas ruas em festa de Cosme Damião; não é isto que eu vejo na Gíria de Oxum; não é isso que eu vejo nas praias no Réveillon, para pular sete ondas para homenagear Iemanjá.


Eu acredito que não sou o único que precisa dos guias, que nos protege e nos ilumina.

Vamos sair do armário e vamos mostrar que a nossa religião umbandista é linda. Infelizmente em São Paulo, quando nosso terreiro foi fazer nossas “entregas” no fim do ano aos nossos orixás, tivemos que nos deslocar para cidade vizinha de São Bernardo do Campo, o único lugar que nos foi possível fazer a entrega.

Por que temos que fugir todos os dias da polícia? Por que temos que fugir da prefeitura? Onde está a liberdade religiosa que garante a nossa Constituição? Em primeiro lugar, não temos que provar a nossa identidade religiosa a nenhuma autoridade.

Por isso Deputado, eu estarei fazendo uma homenagem a seu Zé Pelintra, na minha posse, na Câmara Municipal de São Paulo.

Finalizando, posso aqui dizer com toda simplicidade que o senhor, Deputado Átila Nunes, em função da sua atuação aqui no Rio de Janeiro, é uma das referências que tenho da minha religião umbandista.

Você é nossa referência (aplausos).
Laércio Benko.

Vídeos

 

Filie-se a ASFUNRIO
Apenas R$9,60

ASFUNRIO - Trabalhando Por Você!
Departamento Jurídico
Consulta com hora marcada

Ligue:
2524-0067 - 9857-1741
e-mail: asfunrio@asfunrio.org.br
Copyright© 2002/2012 - ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Web Designer: Leonardo Lopes