LIDERES DA BANCADA GOVERNISTA VOTAM CONTRA CAMPO DE GOLFE


BASTIDORES DO PODER NA CMRJ

Os Lideres da Bancada do governo Eduardo Paes, vereadores Adilson Pires, e Luiz Antonio Guaraná, se absteverão de votar com os vereadores governistas, um total de 30, a proposta que altera a proposta do prefeito Eduardo Paes, da criação do ''Campo de Golfe, para os Jogos Olímpicos''. A seção que votou a Emenda Modificativa, que aprovou “o grande trem da alegria” ocorreu tudo muito estranho, no apagar das luzes, nos 48 minutos do segundo tempo.

Entrelinhas: No espaço reservado a imprensa próximo ao plenário da CMRJ, surgiram burburinhos que um grande lobista articulado com o proprietário do terreno, articulava e enviava para ser votado as pressas, uma emenda ao projeto do prefeito com apoio de todas as comissões da câmara. O projeto deveria ser votado naquele instante, sem muita discussão pois o mesmo foi discutido exaustivamente com a base do governo, nos “bastidores”.

O líder do Governo, vereador Luiz Guaraná, quando perguntado pela imprensa: “disse que desconhecia o teor da emenda e que o Presidente da Camara Jorge Felippe ia colocar para a aprovação''.

Naquele momento se aproximou a vereadora Andrea Gouveia, sem partido, trazendo uma cópia da emenda depois de lida pelo Presidente Jorge Felippe. Isso porque o esquema foi tão bem montado segunda disse a Vereadora Sonia Rabello, que não daria tempo para amadurecer a Emenda Modificativa do projeto original do prefeito.

Foi um tal de fotografar o texto, discutir com os assessores e a imprensa sobre o rolo compressor que se avizinhava. E não deu outra, o projeto foi aprovado por ampla maioria. Os vereadores não levaram em conta, a presença da imprensa, índios e ativistas do movimento social que lotavam as galerias da câmera, em defesa da Escola Friedenreich e o Museu do Índio.

A cada instante que rolava a seção a situação ficava mais dramática, os vereadores de oposição, como: Leonel Brizola Neto, Teresa Bergher, Sonia Rabello e Andrea Gouvêa, se revezavam como oradoras (es) no plenário, combatendo o que é conhecido na historia como presente de Grego, “Cavalo de Tróia”, com forte prejuízo a sociedade civil.

Segundo ativistas dos movimentos sociais, o lugar proposto para fazer o Campo de Golfe, é conhecida como: “área de preservação permanente da Reserva de Marapendi''.

Mobilização Popular: Dias antes da seção que aprovou a Emenda Modificativa ao Projeto, centenas de estudastes protestaram sobre a criação do campo de golfe, na reserva de Marependi, classificando a criação do Campo de Golfe, como ''Crime Ecológico''.

Mas não adiantou esse “ tal chororô” pela rejeição ao do projeto do executivo.
O esquema foi tão bem armado que confundiu a opinião publica, mudaram o projeto para passar o “boi magro”, aprovando o projeto original do prefeito. Segundo o ditado popular: “dou um boi magro em rio de piranha para passar a boiada''.

Agora só resta o prefeito “vetar o projeto”. Segundo o que noticiou a imprensa, o prefeito Eduardo Paes vetará o projeto: ” o que não houve contrapartida para o município, como é o caso do ISS e do IPTU, nós vamos vetar”, comentou.

Revolução a vista: Na mesma seção os vereadores aprovaram uma moção da Vereadora Andrea Gouvêa, em repúdio ao Senado sobre a questão dos Royalties do Rio. É o feitiço virando contra o feiticeiro. De um lado eles repudiaram os congresso nacional que queriam aprovar mais de 3000 mil emendas em um só dia, e do outro, eles fazem o mesmo. Ou seja: Aprovaram em fração de segundos. É o criador falando mal da criatura.

Agora é esperar o ''Veto do Prefeito'' ou a propositura de uma ''Ação Popular'', provocando o Ministério Publico, para anular a Emenda Modificativa, que traz ''prejuizo para a cidade''.

Texto: Reinaldo Cunha


Outras notícias: Posse do prefeito e vereadores

 

Filie-se a ASFUNRIO
Apenas R$9,60

ASFUNRIO - Trabalhando Por Você!
Departamento Jurídico
Consulta com hora marcada

Ligue:
2524-0067 - 9857-1741
e-mail: asfunrio@asfunrio.org.br
Copyright© 2002/2012 - ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Web Designer: Leonardo Lopes