HELOISA MESQUITA - Síntese do discurso na IX Conferência da Assistência Social

“O conhecimento do Direito tem que estar expresso e deve ser alcançado por todos que tem vulnerabilidade. Estamos falando de garantir o acesso dos serviços básicos da população e da equidade. A nossa CRFB, garantiu um somatório de direitos e essas conquistas não podemos abrir mão. A LOAS ( Lei Orgânica da Assistência Social) e o SUAS ( Sistema Único de Assistência Social), trouxeram uma serie de benefícios universalizastes que não podemos abrir mão.

Quando falamos da Assistência Social e dos Benefícios da Assistência Social, agente poder dizer o que é nosso e devolver para quem é de direito seja na saúde ou na assistência social. Outra coisa que temos que nos perguntar nesta Conferência, se um quarto do salário mínimo, é suficiente para os benefícios assistenciais, considerando a situação dos idosos, portadora de deficiência que necessitam de um maior acompanhamento e atendimento de saúde.

Finalizando: a Transferência de Renda,( bolsa família, banco carioca) trouxeram grandes benefícios para a sociedade, mas não podemos achar que é só isso,temos que fazer um debate com a sociedade estrutural e estruturante como forma de correção das desigualdades. A Seguridade Social, tem que ser uma forma integrada na sociedade e compreendida por ela. E que ela possa cobrir todas as necessidades das pessoas em “ estado de necessidade” como por exemplo: a idade avançada, morte, invalidez, deficiência física e maternidade”.

OLGA SALGADO – Mediadora da IX Conferência de Assistência Social

“Estamos vivendo hoje no Brasil, um momento de grande efervescência, e também de grande oportunidade de pensar o país. O vereador Jeferson Moura, esta pedindo 5% do orçamento do município para assistência social. Isso não é novo, desde a 1º Conferencia Nacional de Assistência Social, nos pedimos isso e isso é uma luta que persiste. Na mesa anterior, ouvimos falar das Pré-Conferências de Assistência Social, com a presença dos Usuários da Assistência Social, na busca de direitos.

Considero a participação dos jovens e dos usuários fator preponderante na conquista de direitos. Precisamos fortalecer as Comissões Locais de Assistência Social, com a presença de usuários. Outra coisa que temos que fortalecer e a Gestão e Orçamento, que devem caminhar juntas, para melhorar a transparência da administração publica”.

 

Texto e Fotos: Reinaldo Cunha

 

Filie-se a ASFUNRIO
Apenas R$9,60

ASFUNRIO - Trabalhando Por Você!
Departamento Jurídico
Consulta com hora marcada

Ligue:
2524-0067 - 9857-1741
e-mail: asfunrio@asfunrio.org.br
Copyright© 2002/2013 - ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Web Designer: Leonardo Lopes