PLANO DE AÇÃO DA SMDS - 2013 à 2017

Reunião de Interlocução Qualificada sobre o Plano Municipal de Assistência Social -- Local -- Mitra Episcopal do Rio de Janeiro – Benjamin Constant, 13/2º, andar- Gloria


A Dra. Olga Salgado Castro, da Subsecretaria de Proteção Especial Básica, da SMDS (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), apresentou no dia 17/03/14, na Mitra-Episcopal do RJ, no Bairro da Gloria, o Plano de Ação da SMDS, para analise dos Conselheiros: Criança e Adolescente, Assistência Social e Segurança Alimentar, das 105 demandas prioritárias apontada no Plano. Cumprida esta etapa, o Plano será apresentado em Mesa Diretora do CMAS/RJ no dia 07 de Abril, em Assembléia Ordinária no dia 14 de Abril no CASS para sua validação e em seguida ao Publico, na Capela da UERJ.

Segundo Dr. Olga Salgado, as pessoas convidadas para discutir e elaborar o Plano de Ação da SMDS, tinham vastas experiências acumuladas e representam a memória viva da SMDS. Participou também da elaboração do Plano Municipal de Assistência Social, o IBAM, que sistematizou os trabalhos.

Para Dr. Olga Salgado: "o grande paradigma, era as mudanças de conceitos e comprometimento dos parceiros e a sociedade, na melhora da qualidade de vida da população. O conceito que estamos trabalhando diz respeito à repartição mais equânime das riquezas existentes na sociedade, garantindo ao cidadão acesso aos serviços públicos.

Com relação a avaliação participativa, o plano faz parte de um processo permanente que começa com atuação em Rede de Compromisso Social: significa que vamos permeabilizando, abrindo para a sociedade e para os parceiros, onde todos estejam atraídos e mobilizados para o enfrentamento dos problemas”. Segundo Olga, podemos traçar um paralelo do Plano com a Filosofia Gaía que passa por quatro princípios metodológicos: “primeiro agente tem que sonhar; o segundo, planejar; o terceiro executar; e o quarto, celebrar. E no nosso caso, esse plano não é o nosso sonho ainda, mas representa um avanço.

Conclusão: A Construção do Plano Municipal de Assistência Social, não foi uma mera sistemática de trabalho, mas uma mudança de foco político, que permite um mudança geral e uma participação efetiva numa perspectiva de Desenvolvimento Social, enfrentamento da pobreza e das desigualdades sociais", finalizou.

 

Copyright© 2003 / 2014 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes