Nota oficial da Secretaria de Cultura RJ sobre Centro Cultural Indigena

Com muita satisfação anexo a nota oficial da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro publicada no jornal O Globo de hoje confirmando o projeto de restauro do prédio do antigo Museu do Índio com vistas a futura inauguração do Centro de Referência da Cultura dos Povos Indígenas neste espaço histórico tão representativo para os índios de todo o Brasil.

Essa conquista deve-se ao movimento coletivo integrado por indígenas e apoiadores e que tornou-se mundialmente conhecido como "Aldeia Maracanã" que, desde 2006, vem lutando para que este prédio no qual o Mal. Cândido Rondon fundou o Serviço de Proteção aos Índios em 1910 e onde também trabalhou o antropólogo Darcy Ribeiro que em 1953 criou ali o primeiro Museu do Índio das Américas se tornasse um espaço cultural indígena com a missão de valorizar e promover a cultura indígena e os saberes tradicionais dos mais de 300 povos indígenas existentes no Brasil, além de colaborar com a discussão dos grandes temas da questão indígena nacional.

Conforme protocolo de intenções assinado em dezembro de 2013 por algumas das mais representativas lideranças indígenas nacionais, o projeto deste Centro Cultural Indígena será implementado com protagonismo indígena em regime de gestão compartilhada e em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Ao encaminhar esta nota aproveito para anexar algumas imagens antigas do Museu e ilustrações de como ficará o prédio após o restauro para que esta notícia tão importante para os povos indígenas do Brasil possa ser compartilhada por vocês a seus contatos pessoais.

Saudações indigenistas,

Toni Lotar

Copyright© 2003 / 2014 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes