Acreditar em político é um sonho, você acredita e ai?

Você é um cidadão que demonstra ser entusiasta desse sistema obrigatório do voto obrigatório, e desse sistema que representa os ricos e oligarcas donos de partidos políticos. Parte da premissa que qualquer um pode ser candidato em partido de proprietários, antidemocráticos, que usam o fundo partidário para a perpetuação da demagogia, sobre um manto de democracia semidireta. Esquece de apontar os desvios de finalidade do uso da doação de campanhas por empresas privadas que alimentam a corrupção e degenera a representação política. Parte da idéia que o parlamento representa o povo e não as empresas financiadoras dos seus cabos eleitorais. Que os partidos políticos não tem democracia interna, e os movimentos sociais não tem espaço nessa estrutura.

Só cinco por cento do fundo partidário é destinado a participação das mulheres enquanto movimento social. Que outras estâncias de movimentos ( negro, juventude, sindical, e outros) não tem nenhum investimento na formação política. Que o cidadão comum não tem chance dentro dessa engrenagem. Que após o sufrágio universal passamos a sermos meros coadjuvantes desse sistema (corrupto) . Que a as bancadas eleitas são do agronegócio, latifúndio, empresas de ônibus, do desvio de dinheiro da Petrobras e das Empreiteiras. Que a democracia representativa é uma balela. Que estão a serviço de interesses mesquinhos. Que o cidadão comum poder representar a população sem estar atrelado a esses esquemas corruptos. Já fui entusiasta do voto, mas confesso que hoje não sou. Os partidos políticos hoje vende um marketing enganoso através das agencias de publicidade que ganham milhões vendendo mentira.

Como já vimos no “mensalão”. Uma parte dos recursos é desviada do fundo de pensão dos servidores públicos para macular esses desmandos e legitimar esses falsos representantes. Votar em que? Em quem? Pra que? Acho que o não votar é democrático é constitucional e é uma opção consciente. Vai mudar alguma coisa não votando e se abstendo? Acredito que estamos em uma nuvem mentirosa e que o sistema eleitoral precisa dessa legitimidade. Basta ver que os votos em brancos e nulos legitimam esse sistema mentiroso. Aponte-me alguém da massa que vai fazer frente aos negociantes da maquina administrativa, (do caixa 2, 3 e 4).

Quem vai estar nos representando no parlamento é o cidadão comum ou o caixa 5? Será que não são os que roubaram da administração publica o dinheiro público que vão nos representar? Compreendo o seu otimismo a sua pró- atividade em defender o voto. Confesso que não tenho o mesmo entusiasmo que você. Mas se você acredita na possibilidade de mudança desse sistema, então incentive o voto eu não. Desculpe-me por não acreditar nesse sistema político. Precisamos de uma constituição exclusiva para uma reforma política já. E sei que é com esses que vão ser eleitos que vamos ter que avançar, mas não recomendo votar.


Reinaldo de Jesus Cunha – não votar é democrático é constitucional.

Copyright© 2003 / 2014 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes