Sobre colapso no BRT, subsecretário admite que cidade do Rio ‘tem menos ônibus do que deveria’

O subsecretário municipal de Transportes Alexandre Sansão afirmou, em entrevista à Rádio CBN, que o limite do sistema do BRT não está esgotado. De acordo com ele, tanto o BRT Transoeste quanto o Transcarioca têm capacidade física de 25 a 30 mil pessoas por hora/ sentido no horário de pico. A superlotação ocorre devido a problemas operacionais.

— Tem menos ônibus do que deveria e muitos estão em manutenção. Estamos trabalhando junto ao operador para que ele faça a manutenção eficiente e adquira ônibus articulados de forma que possa acompanhar a demanda.

Segundo Sansão, o intervalo regular estabelecido pela prefeitura deveria ser de três a cinco minutos. No entanto, nem sempre o operador consegue cumprir esse tempo devido a falta de frota. Ele afirma também que o serviço do BRT tem sido fiscalizado diariamente e que a prefeitura determinou, no início do ano, a encomenda de mais uma frota. O prazo para a entrega é de até quatro meses.

— Existem prazos estabelecidos. A prefeitura determina quatro meses para a entrega da frota. Queremos que o operador cumpra as determinações. Acredito que não precisamos lançar mão de punição mais pesada.

O subsecretário prometeu a ampliação do terminal de Santa Cruz e obras em terminais para que haja mais conforto aos passageiros. Ele afirma que a demanda do BRT cresceu muito rápido e que ainda existem problemas relacionados as integrações. Também serão construídos abrigos de chuva e sol em algumas estações.



Fonte:
Extra

Copyright© 2003 / 2015 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes