Cerimônia sela troca do Exército pela PM na ocupação da Maré, no Rio

Uma cerimônia marcada para as 11h desta terça-feira (30) selou a substituição das forças militares que ocupam o Conjunto de Favelas da Maré, na Zona Norte do Rio, há um ano e três meses: sai o Exército e entra a Polícia Militar. A transição foi iniciada em abril, quando seis comunidades foram ocupadas por PMs.

Nesta terça, outras nove comunidades que eram monitoradas pelo Exército passarão a ser controladas por policiais, às 12h - uma hora após a solenidade: Conjunto Esperança, Vila do João, Salsa e Merengue, Vila dos Pinheiros, Conjunto dos Pinheiros, Bento Ribeiro Dantas, Morro do Timbau, Baixa do Sapateiro e Nova Maré.

O patrulhamento inclui também as vias expressas que margeiam o local, como a Avenida Brasil, Linha Amarela e Linha Vermelha.

Números
Segundo a Força de Pacificação, três mil homens ocuparam as comunidades. O número, no entanto, pode cair pela metade com a entrada da polícia: a previsão é de que 1620 policiais trabalhem na região, entre as quatro bases de UPPs do local.

Entre os dados celebrados pela segurança pública estão a queda do número de homicídios e as ligações ao Disque-Pacificação. Os assassinatos caíram de 21,29 por 100 mil habitantes para 5,33, enquanto as ligações chegaram a 3 mil - desde abril de 2014. Moradores, no entanto, revelam abusos e violações de direitos na comunidade desde que o local foi ocupado.

Instalação de UPP
Serão criadas quatro bases da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Maré. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a primeira será instalada na Praia da Ramos/ Roquette Pinto; a segunda nas comunidades de Nova Holanda/ Parque União; outra será responsável pela Baixa do Sapateiro/ Timbau.

A última ficará a cargo da Vila do João e da Vila dos Pinheiros. A previsão era da base da UPP ser inaugurada em julho. O governo do estado informou que os policiais que passaram a ocupar as comunidades da Maré estão sendo preparados desde novembro do ano passado.

 

 

Fonte: G1

Copyright© 2003 / 2015 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes