Feirão dará descontos de até 95% para abater dívidas

Quem está com o orçamento no vermelho e quer limpar o nome antes do Natal tem uma boa oportunidade. Para ajudar os consumidores a renegociar dívidas, o Super Feirão Limpa Nome da Serasa começa hoje e vai até sábado no Shopping Nova América. Haverá também uma versão online do evento, até o dia 14, para os que queiram negociar de qualquer região do país pela internet. Segundo a Serasa, é possível conseguir descontos que chegam a 95% do total da dívida.

O feirão contará com a participação de empresas como a Bradesco Cartões, Bradescardm Cartões American Express, HSBC/Losango, Banco Pan, Recovery, Sky, Claro, Embratel, NET, FOZ 5 e lojas Leader, entre outras. Para negociar as dívidas, os consumidores precisam levar documento de identidade com foto e CPF. Pela internet, o serviço será oferecido no endereço www.serasaconsumidor.com.br/superfeirao. No próprio site há uma lista com as empresas participantes.

INADIMPLÊNCIA

Segundo o último levantamento da Serasa Experian, há 57,2 milhões de brasileiros inadimplentes, mas o momento de crise pode ser propício para uma negociação de dívidas atrasadas.

“Nessa situação, o consumidor deve entrar em contato com a empresa que lhe concedeu crédito, expor a situação e tentar renegociar”, diz o gerente de recuperação de crédito do SerasaConsumidor, Raphael Salmi. “Os credores sabem das adversidades da economia e isso dá força para pedir descontos e parcelar para conseguir limpar o nome”. 

No feirão, os endividados têm a chance de sair de lá com descontos especiais e, enfim, reorganizar a vida financeira e reabilitar o crédito. Especialistas orientam que antes de ir negociar é preciso estar preparado. Uma sugestão é colocar na ponta do lápis todas as despesas fixas e os débitos em atraso já assumidos e previstas. Com isso, é possível saber quanto deve sobrar para arcar com a proposta que será negociada com a empresa.

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que o percentual de famílias com dívidas em outubro ficou em 62,1%, quase dois pontos percentuais a mais que o mesmo mês do ano passado. Na comparação os 63,5% observados em setembro, no entanto, houve uma ligeira melhora.

Parte do 13º ajudará os devedores

Usar parte do 13º salário, cuja primeira parcela deve ser paga até o fim de novembro, para renegociar dívidas atrasadas é o principal conselho dos especialistas em economia. “Os consumidores que estão negativados ainda podem aproveitar o feirão para conseguir descontos especiais e condições de pagamento diferenciadas para sair do vermelho e encerrar o ano com a vida financeira mais organizada”, afirma a especialista em relações com o consumidor do SerasaConsumidor, Karla Longo.

Segundo a Serasa, todas as instituições que participam do Super Feirão Limpa Nome oferecem vantagens exclusivas a seus clientes para a acertar as pendências financeiras. “A oportunidade de o consumidor negociar uma dívida diretamente com a empresa participante aumenta as chances de um acordo mais satisfatório para ambas as partes”, explica Longo. “Cada empresa vai oferecer proposta individualizada para facilitar a conversa e proporcionar um bom resultado ao final do acordo”. 

Ainda de acordo com a Serasa, o Super Feirão poderá ajudar diretamente 40% da população acima de 18 anos que está com dívidas atrasadas. Segundo os especialistas, é preciso fazer uma conta realista de quanto o abono natalino poderá ser usado para quitar débitos em atraso. Também é importante não se empolgar ao receber o dinheiro e fugir dos apelos do consumo para não fazer novas dívidas. 

 

 

Fonte: O Dia

Copyright© 2003 / 2015 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes