Assistentes sociais visitarão casas de menores levados para abrigos no Rio

A partir desta segunda-feira (28), assistentes sociais vão visitar as casas de 38 menores levados para abrigos neste domingo (27). A secretaria de Desenvolvimento Social quer entender em qual ambiente essas crianças e adolescentes vivem e qual a relação com os pais. O trabalho deve ficar pronto até quarta-feira (30) e vai servir de base pra outras ações da prefeitura.

Quem passou pela orla ou mora na Zona Sul do Rio aprovou a medida. O aposentado Miguel Leão de Souza gostou do policiamento, mas contou que prefere vir a praia durante a semana, quando tem menos gente. Um amigo dele foi assaltado no sábado (19) em Copacabana. “Esse fim de semana foi mais tranquilo, mas confesso que nem sai de casa”.

Neste domingo, cariocas e turistas puderam aproveitar a praia sem medo dos arrastões. “O policiamento deixou o pessoal muito seguro, né, por conta das notícias que a gente vinha vendo, né, durante os últimos dias, os arrastões que tiveram. E agora tá tudo muito calmo, tá maravilha a gente não conhecia, né, Estamos muitos felizes, muito satisfeitos, já querendo voltar para o Rio”, garantiu Karla Fernanda Feitosa.

Operação Verão foi antecipada
Esse foi o primeiro fim de semana da Operação Verão no Rio, que foi antecipada com o objetivo de coibir os arrastões na Zona Sul. O domingo concentrou o maior número de atendimentos.

Segundo a SMDS, os menores foram encaminhados para a Central de Recepção Taiguara, em Del Castilho, dentre as quais, 22 crianças têm idade inferior a 12 anos. Outros oito menores com mais de 12 anos foram levados para a Central de Recepção Carioca. Até as 23h de domingo, nenhum responsável por estes 22 menores tinha comparecido nos respectivos abrigos.

No sábado (26), primeiro dia da operação, a SMDS registrou 12 atendimentos, dos quais apenas dois foram liberados imediatamente, sem o direcionamento para os abrigos. Segundo a secretaria, ao todo, foram realizados 50 atendimentos, mas apenas 38 crianças estavam, em situaçãop de vulnerabilidade.

Ao todo, 700 policiais participam do esquema especial de segurança, além de 300 agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública e da Guarda Municipal.

 

Fonte: Extra

Copyright© 2003 / 2015 - ASFUNRIO
ASFUNRIO - Associação dos Servidores da SMDS e Fundo Rio
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Gerenciado e Atualizado: Leonardo Lopes