.

INSTITUCIONAL
Nossa História
Utilidade Pública
Associe-se já!
Fale conosco
Departamento Jurídico
Parcerias
Previ-Rio
Força Ativa
Moções e Diplomas
Artigos do Presidente
Links especiais

.

EDITORIAS
Primeira
Especial
Política
Economia
Cidade
Esporte
Internacional
Saúde
Cultura
Televisão
Astral
Livros
Fique Atento Servidor
Notícias Anteriores
A senha para vitória.

As eleições para o Conselho de Administração do Previ-Rio que estão se desenrolando tem algo singular: a senha para a vitória. No sentido literal: não ferir as regras estabelecidas, ou seja, não panfletar, não colocar cartazes dentro dos órgãos públicos municipais e nas dependências da máquina administrativa ou mesmo não dizendo quais são suas propostas. Também é válido não aparecer para pedir votos alem de não mostrar o rosto. Assim, será o vencedor. Mas qual é o prêmio ? São quatro vagas para conselheiros administrativos do Previ-Rio. E quem chegar entre os oito mais votados? Ai, lamentavelmente, estão fora do jogo.

Mas não entram oito? Infelizmente estes não serão convidados a participar, diz a voz de uma autoridade que conhece do assunto.

No Centro Administrativo São Sebastião (Cass), um eleitor diz para um membro d comissão eleitoral: o que tenho que fazer para votar? Bem, o esquema é a senha com o contra-cheque, CPF e a matricula. Mas que senha? Eu não recebi senha nenhuma? Ai, meu amigo, isto não é problema nosso, lamenta um “gestor”. A sua senha esta com o seu chefe, seu diretor? Eu sou o chefe do meu departamento, e não estava sabendo que tinha eleição, a não ser por aquele cartaz da prefeitura que me chamou atenção.

Esse amigo reclama com o Departamento Pessoal de sua Secretaria. Pergunta: os contra-cheques foram entregues? Desculpe, meu amigo, mas não posso ficar batendo boca com o Senhor, eu quero votar. Você está com seu CPF e a identidade? Estou com a identidade e a senha para votar, diz uma senhora aposentada. Então, a senhora não poderá votar, diz o mesário. Por que não ? O sistema só aceita o voto com os três elementos: senha, CPF e matricula. Mas eu não vou votar em separado, insiste a velhinha. Não adianta, o sistema não aceita diz o “fiscal” que estava observando a conversa. Eu posso votar? Estou com o crachá e o CPF. O mesário retruca: deixa-me ver. Sim, continua ele, você esta habilitada para votar.

Outra cena pitoresca que observei ao me deparar com os eleitores os mais diversos: “Tem que ter senha para votar”. Sim, infelizmente, sim. Ah, eu não vou votar. Passando por vários DPs e a situação continua confusa. Olha, senhor, ninguém sabe de nada, eles entregaram estes contra-cheques, mas não dá tempo entregar para todo o mundo, tem uns que não querem saber. Olha, faca um esforço, ligue para as chefias descentralizadas, exija as cédulas de votação. Ah, seu moço, eles não estão nem ai, e eu estou muito ocupado com o meu serviço, quem quiser que se vire Mas minha senhora? Mas meu senhor? Desculpe-me, estou ocupada, diz a funcionaria.

No posto avançado do CASS, único lugar credenciado para votar em separado vão chegando os velhinhos fazendo uma pequena fila. Em quem eu voto? O senhor escolhe entre aqueles ali? Ah, voto neste aqui. . Bom, o senhor. tem que me ajudar. O mesário pega o mouse com o pobre do eleitor e este vota. Eu não tenho que ter um comprovante? Não, diz o mesário, o voto não e obrigatório. Nos poucos minutos, que fiquei no posto avançado, 98% dos eleitores necessitaram de uma ajuda para conduzir o mouse para votar. A eleição foi suspensa, diz uma outra voz, conseguimos uma liminar. Que bom, as eleições vão ser anuladas, diz um dos candidatos que estava presente no posto avançado. Sim, confirma o emissário.

No outro dia recebo uma ligação. Olha, a eleição voltou. Como ? Não foi suspensa? Sim, a prefeitura cassou a liminar. E aí? As eleições continuam, vamos em frente. Diante dos membros da comissão eleitoral, um outro candidato disse: no site do Previ-Rio, tem um comunicado dizendo que as eleições estão suspensas. Deve ter havido um erro. As eleições estão a todo vapor. Não foi cancelada diz uma outra voz. “Não, pode informar a todo mundo que a eleição esta acontecendo dentro da normalidade”, diz um membro da comissão eleitoral. Essa eleição esta com cara de fraude diz um eleitor. “Não” , diz outra voz.”, esta eleição não tem fraude. O mais estarrecedor é que vi nos bastidores das eleições foi à despolitização e alienação dos eleitores. Vi até pessoas com um QI avançado dizer: onde eu vou pegar a minha senha? O pior, esse eleitor estava desmotivado para votar. Em uma sala do CASS, um eleitor consciente, falou:” Eu vou votar na urna em separado, pelo menos eu sei que meu voto não será modificado ”. E você, eleitor, está motivado para votar ? Já pegou sua senha, ainda tem tempo ?

* Reinaldo de Jesus Cunha é presidente da Asfunrio e suplente do Conselho de Administração do Previ-Rio



Copyright© 2006 - ASFUNRIO
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Atualizações Leonardo Lopes