.

INSTITUCIONAL
Nossa História
Utilidade Pública
Associe-se já!
Fale conosco
Departamento Jurídico
Parcerias
Previ-Rio
Força Ativa
Moções e Diplomas
Artigos do Presidente
Links especiais

.

EDITORIAS
Primeira
Especial
Política
Economia
Cidade
Esporte
Internacional
Saúde
Cultura
Televisão
Astral
Livros
Fique Atento Servidor
Notícias Anteriores
MODERNIDADE OU BARBÁRIE ?

As eleições para o Conselho de Administração do Previ-Rio, a serem realizadas entre 07 e 10 de março próximos serão via on line. Essa nova modalidade foi anunciada na edição de 17 de janeiro do Diário Oficial do Município (DOM) pelo presidente da Comissão Eleitoral, Antonio Feitosa. Além disso, foi ratificado pelo Secretario Municipal de Administração, Índio da Consta, através das resoluções nº 1243, de 27 de janeiro de e 1248 de 10 de fevereiro passados.
Mas por que adotaram uma sistemática diferente da que foi adotada no pleito das eleições de 2003, pela via direta, cuja comissão eleitoral foi presidida pela Sra. Ana Maria Queiroz de Moura? Segundo a resolução, esse novo modelo eleitoral foi ratificado nas sessões ordinárias ocorridas nas 17ª e 18ª Regiões Administrativas pelo Conselho de Administração do Previ-Rio, estância máxima de deliberação do conselho.

Será que a forma on line pode ser superior da antiga modalidade de votação? Será que mesários contando manualmente os votos significa retroagir a barbárie? Outro ponto que chamo a atenção é a dificuldade de comunicação com as bases. Segundo a resolução 1248, é terminantemente proibida a propaganda dos candidatos dentro dos órgãos da administração municipal por ferir a legislação vigente. Estão também proibidos de fazer boca de urna em locais de votação 48 horas antes das eleições, sob pena do candidato infrator desqualificar-se para o pleito.

Chama a atenção à falta de discussão política para algo tão relevante como o Fundo de Previdência dos trabalhadores. Por que não podemos fazer uma festa democrática com cartazes dos candidatos espalhados pelas dependências dos organismos públicos? Por que não elaborar um jornal explicativo com números oficias sobre a administração do fundo, como, por exemplo, dados sobre o número de beneficiários, pensionistas, pecúlios, auxilio educação, natalidade, funeral, empréstimos imobiliários, empréstimos para compra de computadores e outros?

Quem acompanha o Diário Oficial ou utiliza outra forma de ferramenta, como o computador, pode acessar o site da prefeitura e obter mais informações, caso seja do seu interesse. Por que abortar o processo da discussão política? A quem interessa a alienação? Será que esta inovação não está na contramão da historia?

A Lei 3344, que disciplina o regime próprio de previdência e assistência dos servidores municipais, no seu parágrafo 2º, do artigo 12, diz que: “cada servidor votará em um nome, dentre os segurados candidatos previamente inscritos, em urnas instaladas nos principais locais de concentração de trabalho por pelo menos dois dias”.

Então, por que não adotar esse sistema? Pode uma resolução se contrapor à lei? Por que cartazes e panfletos passam a idéia de poluição visual e sujeira? Acho que os servidores devem acordar e participar mais ativamente do pleito, sob pena de perder um grande acontecimento para o fortalecimento das nossas instituições democráticas. Eleição é isto mesmo: bloco na rua e plataforma dos candidatos se comprometendo com bandeiras de lutas. Na minha opinião, devemos ampliar esta discussão sob pena de neutralidade e falta de compromisso com a democracia. Por que será que a discussão política atrapalha ?

Do contrário, perderemos uma grande oportunidade se não usarmos esta ferramenta on line, moderna e democrática. A prefeitura, no meu entender, deveria permitir a divulgação nas dependências da administração municipal o uso do Lotes Notes, Rio E-mail e outras formas de comunicação. O que você, servidor, prefere? Politizar esta eleição? Ou, a pretexto de uma eleição on line, voltarmos à barbárie com uma política antidemocrática? Você decide!

* Reinaldo de Jesus Cunha é presidente da Asfunrio e suplente do Conselho de Administração do Previ-Rio

Copyright© 2006 - ASFUNRIO
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Atualizações Leonardo Lopes